Aplicação de ferro e aço na construção civil

Existem elementos que são fundamentais em diversos setores da economia e da produção mundiais. A aplicação de ferro e aço segue essa linha, com uma ampla gama de utilizações e um impacto positivo direto na construção civil. 

É necessário entender a importância desses materiais para o setor, sem dúvida alguma. Mas vamos também conhecer um pouco mais sobre as características e as diferenças entre o ferro e o aço.

Além disso, é vital ter um parceiro de confiança para garantir o fornecimento de materiais para a construção civil. E, lembre-se, não foi à toa que a AWA Comercial se tornou referência no mercado. 

Quer saber mais sobre as aplicações de ferro e aço na construção civil? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra! 

O ferro e o aço

Ferro e aço consistem em materiais extremamente relevantes na maioria dos processos de fabricação e de transformação na indústria. São utilizados em diversos setores

  • Automotivo. 
  • Aeroespacial. 
  • Construção civil.
  • Naval.

As características do ferro

Esse é um minério em geral encontrado na natureza, embora dificilmente em seu estado puro. Com isso, torna-se uma matéria-prima mais cara se comparada a outras, pois exige certos processos de transformação até a etapa final (seu emprego).

Esse material já foi bastante utilizado no passado devido às suas características mecânicas de maior resistência e maleabilidade. Assim, até a Revolução Industrial e a chegada do aço, indústria e equipamentos mecânicos dependiam bastante desse insumo. 

Existem alguns tipos diferentes de aplicação do ferro – como telas e treliças, arames, vergalhões, estribos e pregos. Todos esses itens são utilizados em diversos cenários, e a construção civil é um deles. 

As características do aço

Com a Revolução Industrial e a disponibilidade de opções para conformação mecânica, o aço passou a ser produzido em larga escala. Foram utilizados grandes fornos para corrigir as impurezas do ferro e agregar outros materiais para melhorar as suas propriedades. 

Por ser derivado do ferro, tem algumas características importantes

  • É mais resistente ao impacto, ao desgaste e à corrosão.
  • É maleável.
  • Apresenta emprego e conformação mecânica pouco complexos devido à sua ligação entre o ferro e o carbono. 


Divide-se em dois tipos principais, mas vale salientar: existem ainda outras variações desses tipos, com diferenças de composição, forma e aplicação final. 

O aço carbono, o primeiro tipo, tem como aspecto principal ser composto de ferro e carbono. Outros elementos podem existir, porém em quantidades insuficientes para alterar a sua propriedade principal. 

Já o aço-liga contém outros elementos em proporções maiores além do ferro e do carbono. Assim, consegue alterar as propriedades químicas e mecânicas do aço final, ampliando a capacidade de adaptação conforme o uso. 

A aplicação de ferro e aço na construção civil

O ferro e o aço são materiais elementares para a construção civil em diferentes cenários. Dessa forma, faz-se essencial entender a necessidade da obra para realizar a melhor escolha. 

O aço pode ser empregado em edificações em que a estrutura da base é construída utilizando componentes de aço – como vigas, pilares e treliças. Outro ótimo exemplo são as armaduras, compondo o concreto armado. 

Já o ferro também pode ser aplicado na estrutura da base. É escolhido para edificações de porte maior, como edifícios e pontes. Já na parte de acabamento para construções residenciais, o ferro é aplicado na fabricação de portas, janelas e portões. Quanto ao aço, emprega-se em materiais sanitários ou em barras para sustentação. 

Saiba mais! 

A aplicação de ferro e aço é um procedimento básico na construção civil. Ambos os materiais são versáteis e garantem a segurança da obra. Assim, é essencial entender suas características específicas e sua relevância para diversos setores da indústria, em especial o da construção civil. 

Por isso, conte com um parceiro de confiança para entregar a melhor qualidade, como a AWA Comercial. Continue acompanhando as publicações no nosso blog e fique por dentro de mais dicas para a construção civil!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Newsletter

Notícias recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.