Mitos e verdades sobre corte e dobra de aço

Sabe qual é uma das maiores preocupações ao procurar os produtos adequados para um projeto de construção? A garantia de que atenderão aos requisitos e às necessidades específicas do planejamento. Nesse contexto, existem diversos mitos e verdades sobre corte e dobra de aço, principalmente devido à falta de conhecimento.

Essa escolha pode potencializar a qualidade do material utilizado no canteiro de obras. Por isso, é importante conhecer as informações e os benefícios do procedimento de corte e dobra de aço no setor de construção civil.

Quer saber todos os mitos e verdades sobre corte e dobra de aço? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra! 

Aspectos fundamentais sobre o aço

Antes de falar sobre corte e dobra de aço, é importante definir algumas características elementares desse material. Um dos principais pontos para escolher um bom fornecedor é a certificação compulsória do Inmetro. Ela garante que a empresa atenda às qualificações exigidas para a aplicação no ramo da construção civil. 

Além de cumprir um papel no desenvolvimento da sociedade, frequentemente surgem novas aplicações do aço. Estas têm como foco propiciar ainda mais eficiência e produtividade, independentemente do setor que as emprega. 

Além disso, uma das características principais do aço é a sua capacidade de conferir: 

  • flexibilidade à aplicação;
  • durabilidade aos projetos;
  • alto potencial de reutilização;
  • grande força estrutural às estruturas. 


Todos esses pontos demonstram como a melhoria contínua dos processos de fabricação do aço favorece o procedimento de corte e dobra. 

Corte e dobra de aço

O processo de corte e dobra de aço é uma das formas mais eficientes de lidar com esse material na construção civil. Existe inclusive a norma técnica NBR 6118, da ABNT, que indica os pontos fundamentais desse processo. Entre eles, que pinos devem ser utilizados e quais são as formas de dobrar o aço.

Isso facilita o recebimento direto, no canteiro de obras, do produto já pronto para uso. Fica dispensada a necessidade de um espaço exclusivo para corte e dobra de aço no local. Além disso, a redução de desperdício e o reaproveitamento do material não empregado ampliam a eficiência da obra. Isso porque é determinada exatamente a quantidade ideal para a utilização.

Nesse sentido, o aço possui uma incrível capacidade de reuso, sendo considerado como um dos materiais mais facilmente recicláveis. Assim, os fornecedores e o setor siderúrgico estimulam a coleta dos materiais no final da sua vida útil. Desse modo, podem reaplicá-lo na fabricação de novos produtos. 

Como funciona o processo de corte e dobra de aço?

No que consiste o processo de corte e dobra de aço? É a transformação de rolos, bobinas ou barras retas em elementos com comprimentos e dobras específicos para o projeto. Esses componentes são fabricados de acordo com as medidas e quantidades necessárias previstas no planejamento. Aliás, esses aspectos influenciam diretamente na montagem das peças estruturais. 

O processo tem como característica a alta capacidade de automatização, além de oferecer qualidade e segurança totais. Outro fator relevante é a fabricação de acordo com as normas técnicas e as especificações do projeto.

A transparência no procedimento e a rastreabilidade das peças são excelentes formas de manter a confiança do cliente final. Isso sem falar que proporcionam ainda mais qualidade ao seu projeto, não é mesmo? Seguindo a NBR 6118 da ABNT, é possível atingir bons resultados ligados à redução de perdas e à eficiência.

Saiba mais!

Clientes sempre buscam otimização do espaço da obra e garantia de maior segurança e agilidade no local. Assim, é essencial contar com um parceiro de confiança. Ter um material já pronto, de acordo com o que o projeto necessita, é uma vantagem competitiva. Isso proporciona ainda mais eficiência para o setor da construção civil.

Por isso, a AWA Comercial se destaca como o fornecedor ideal para esse segmento. A empresa oferece a mais alta qualidade em seus produtos e serviços, além de uma obra mais ágil e eficiente.
Continue acompanhando as publicações no nosso blog e fique por dentro de mais dicas e informações da AWA Comercial.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Newsletter

Notícias recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.