Para que serve e onde encontrar arame recozido?

Um dos elementos considerados comuns na construção civil, o arame recozido é feito com aço de baixo teor de carbono. Depois de um longo processo de produção, esse produto oferece mais resistência e uma moldagem que atenda as necessidades do cliente final. 

Assim, torna-se essencial contar com um fornecedor de confiança para adquirir o arame recozido. Devido à sua importância, faz toda a diferença na obra e na qualidade do projeto entregue ao cliente. 

Quer saber para que serve e onde encontrar o arame recozido? Continue acompanhando a nossa publicação e fique por dentro! 

O que é o arame recozido?

O arame recozido é um material de extrema importância para o setor de construção civil. Ele possui e confere características importantes como resistência e flexibilidade. Com isso, pode ser facilmente moldado para atender as diversas demandas de uma obra. Como exemplos de aplicação, temos a amarração de armaduras de aço e a fixação de vergalhões.

Existe ainda uma norma técnica específica para a sua fabricação. A ABNT NBR 5589 estabelece os padrões de resistência do produto. 

Como o arame recozido é fabricado?

Além da importância desse item, sua fabricação depende de uma matéria-prima de qualidade e de um processo bem executado pelo fornecedor. O fio-máquina passa por um processo de laminação a quente e depois pela trefilação. Essa sequência elimina impurezas, reduz seu diâmetro e aumenta o seu comprimento. 

É submetido, então, a um processo de recozimento para tornar o aço mais maleável e eliminar a dureza do produto. Com isso, proporciona também alta resistência para os muitos cenários de utilização na construção civil.

Ainda sobre o recozimento, além da flexibilidade, o arame recozido também ganha mais durabilidade. Assim, suporta maior tração e mais dobras sem que ocorra uma falha ou o rompimento do fio. 

Para que serve o arame recozido?

Depois de entender a importância e o processo de fabricação do produto, é ideal conhecer os cenários de aplicação. Os mais comuns são ligados à amarração das armaduras de concreto armado e ao posicionamento das fôrmas de madeira. 

  • No primeiro exemplo, o arame recozido tem como função principal assegurar que o estribo desempenhe a sua função estrutural. Assim, amarra esse item nas barras de ferro, nos espaços previamente determinados. 
  • No segundo exemplo, o arame recozido tem como função prender as fôrmas umas às outras. Dessa maneira, elimina qualquer espaço, para o concreto não vazar.


Alguns benefícios da utilização do arame recozido de qualidade na sua obra

Ter um parceiro de confiança assegura que na sua obra sejam utilizados produtos de qualidade. Assim, ao aplicar o arame recozido desse fornecedor, você usufrui de benefícios indispensáveis ao segmento

  • Um alto ganho de produtividade, uma vez que o produto pode ser facilmente moldado para realizar as amarrações. As amarras ficarão prontas de forma mais rápida, permitindo também que a concretagem seja executada com antecedência. 
  • A facilidade de manuseio também é um benefício de adquirir produtos de qualidade, tornando mais simples o trabalho do amarrador. Com um esforço menor para realizar sua função, o profissional consegue atuar eficientemente e cumprir os prazos estipulados. 
  • A redução de perdas também é um fator essencial: quando se adquire um produto de qualidade, dificilmente ele será perdido. O arame recozido não é quebradiço, e sua fabricação, quando realizada corretamente, confere maior resistência ao produto ao moldá-lo conforme a finalidade desejada. 


Saiba mais!

Um fornecedor de confiança para o seu negócio é fundamental. Faz-se indispensável empregar os melhores produtos de acordo com a necessidade da sua obra.

Assim, a AWA Comercial atua em todo o Brasil, sempre buscando fortalecer seus diferenciais competitivos. A empresa prioriza atender os clientes com qualidade, compromisso e profissionais altamente técnicos e especializados. 
Continue acompanhando as publicações no nosso blog! Confira mais dicas e informações relevantes para o sucesso do seu projeto!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Newsletter

Notícias recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.