Quais são as diferenças entre o ferro e o aço na construção?

No setor da construção civil, existem diversas aplicações tanto para o ferro quanto para o aço. Dada a relevância deles, é necessário conhecer as diferenças entre o ferro e o aço, utilizados no canteiro de obras.

De forma direta: o ferro é um mineral natural, e o aço é o resultado de uma combinação entre o ferro e o carbono (além de possivelmente outros materiais e impurezas). Assim, é possível associar diferentes quantidades e proporções desses insumos para obter um melhor resultado final conforme a necessidade de aplicação.

Quer saber quais são as diferenças entre o ferro e o aço na construção civil? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra! 

O começo do uso do ferro na construção civil

Por ser um material disponível na natureza, o ferro já é utilizado há bastante tempo pela construção civil nas edificações – mais especificamente, desde o século 18, na Inglaterra. O material foi ganhando amplo destaque devido à capacidade de revolucionar a arquitetura da época. 

Possibilitando estruturas maiores e mais robustas, o ferro ofereceu alta resistência aos projetos. Assim, tornou-se fundamental para o setor e promoveu uma transformação – tanto no formato quanto na capacidade de aplicação de novos materiais para projetos e edificações.

A transição do ferro para o aço

Com a evolução da tecnologia e a aplicação de novos materiais, o ferro começou a demonstrar limitações de uso. Considerando-se a necessidade de estruturas ainda mais resistentes, a construção civil demandava novos formatos e materiais. Desse modo, desejos e ideias de projeto poderiam ser atendidos satisfatoriamente.

Assim, o aço surgiu como alternativa para o setor, oferecendo resistência ainda maior e capacidade de adaptação a variados cenários. Um dos diferenciais do aço é a sua diversidade: existem mais de 3 mil tipos, extremamente versáteis para a construção civil. 

As principais diferenças entre o ferro e o aço na construção civil

Algumas das principais diferenças entre o ferro e o aço residem justamente nas aplicações no setor de construção civil. Vale salientar que o aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono – isso confere resistência, durabilidade e flexibilidade ao produto.

O aço tem propriedades físicas e químicas peculiares em relação à utilização:

  • É aplicado principalmente em estruturas de edificações, devido à alta resistência mecânica e à flexibilidade.
  • Para essa finalidade, pode ser empregado em formato de vergalhões, vigas, pilares e colunas.
  • Outra finalidade interessante é a fabricação de armaduras para complementar o concreto armado
  • Permite também transporte e manuseio mais adequados.
  • É 100% reciclável, podendo ser reutilizado em diversos projetos. 


Diante de tantos benefícios da aplicação do aço na construção civil, o ferro passou a ser complementar no setor. Isso não significa que perdeu espaço ou que não oferece ganhos. Aliás, o próprio aço tem o ferro como elemento básico de fabricação. 

  • Por ser menos suscetível à corrosão, o aço passou a ser mais utilizado na fabricação de partes estruturais do projeto. 
  • Com isso, o ferro passou a ser empregado em itens complementares, como portas, janelas, grades de proteção e portões.
  • O ferro, ainda com grande apelo estético, é bastante utilizado em soluções de decoração e criações artísticas em projetos. 

Saiba mais!

O ferro e o aço são materiais que conferem ainda mais força e resistência a edificações e projetos da construção civil. Em conjunto com o concreto, criam estruturas mais robustas, sendo este um dos principais empregos deles em edificações e construções.


A AWA Comercial é o fornecedor ideal para o ramo da construção civil. Oferece os melhores materiais, com a qualidade e a segurança essenciais ao setor. Continue acompanhando as publicações no nosso blog! Fique por dentro das nossas dicas e atualizações.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Newsletter

Notícias recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.